segunda-feira, 12 de abril de 2010

O defeso da arraia

Bom como todos sabem a arraia é super perigosa na hora de manusear devido ao seu ferrão, muitos pescadores leigos não sabem no certo onde fica o seu ferrão, nesta foto da ultima pescaria que fiz, assinalei em amarelo o local exato onde se encontra o seu ferrão, na foto os ferrões já foram retirados:
Observem que o ferrão é pontiagudo com farpas viradas para baixo, quando o ferrão perfura entra facil, mas para sair!!!!


Uma bela materia falando sobre as arraias do site : http://www.montecristovet.com.br/arraias.htm.
Lembrando que o apresentador Steve Irwin morreu devido ao um acidente ocorrido em 04 de setembro de 2006.

O apresentador de televisão australiano Steve Irwin, conhecido como o caçador de crocodilos, morreu no último 04 de setembro, aos 44 anos, vítima da ferroada de uma arraia. O naturalista estava mergulhando no litoral nordeste da Austrália, quando ocorreu o acidente.
Estava em águas rasas por volta de dois metros de profundidade segurando uma arraia-touro de um metro de largura que pesava uns 100 quilos acredita-se que o animal deve ter se sentido ameaçado pela sua presença .
§ Segundo a equipe, tudo aconteceu tão rapidamente que o cinegrafista que estava filmando a cena só percebeu o que tinha ocorrido quando viu o Irwin sangrando. Ele passou sobre a arraia e o ferrão dela atingiu seu tórax, perfurando o coração. O ultimo relato que se tem de morte devido ao ferrão de uma arraia ocorreu a 64 anos atrás.
O ferrão ósseo é uma arma de defesa :

As raias são peixes cartilaginosos, assim como os tubarões. Apresentam um corpo deprimido dorso-ventralmente, nadadeiras peitorais muito largas e delgadas, dando aspecto discóide a estes peixes. As brânquias, dispostas em cinco pares de fendas branquiais, localizam-se na face ventral do corpo. A cauda é normalmente longa e afilada, com a aparência de um chicote. Na superfície dorsal encontram-se os espiráculos (aberturas que levam água às cavidades branquiais), um par de olhos bem desenvolvidos, mas incapazes de enxergar colorido, uma vez que não possuem cones (células responsáveis pela percepção de cor).
São animais, na sua grande maioria, sedentários, vivendo enterrados ou sobre fundos de areia ou lodo. A função do espiráculo, neste caso é importante, já que a água levada às brânquias, para respiração, não entra pela boca, como nos outros peixes. Isto porque a boca das raias é ventral e está em contato direto com o sedimento.
§Muitas espécies possuem ferrões venenosos na cauda, utilizados contra predadores e agressores. Estes quando introduzidos na vítima causam graves ferimentos e dores intensas.
§As raias alimentam-se de animais presentes no sedimento como crustáceos e moluscos. Os dentes formam várias fileiras, formando placas funcionais para trituração.
A bexiga natatória, órgão equilibrador presente nos peixes ósseos, não existe em raias e tubarões. As escamas são placóides, pequenas e numerosas, de origem endodérmica.
§Apesar da grande maioria das raias ser bentônica, ou seja, viver no fundo, existem algumas poucas espécies mais adaptadas à vida pelágica, como é o caso da famosa raia jamanta (Manta birostris). Esta espécie pode atingir oito metros de largura por cinco metros de comprimento e mais de três toneladas de peso. Apesar de seu tamanho, alimenta-se de microorganismos planctônicos e pequenos peixes que captura nadando de boca aberta e direcionando com os dois grandes lobos carnosos (nadadeiras cefálicas) presentes na frente da cabeça.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Pessoal,

Um site muito interessante! eu gostaria de entrar em contato com seu Fabricio Prado mas nao tem o contato no site.

Sou: kdsut@hotmail.com

Paraíba Pesca disse...

Já add o link de contato no site, valeu amigo pela visita, o email de contato é :
paraibapesca@yahoo.com.br

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails