quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tratamento dos anzóis - por Hiroshi Fujii

Oxidação: é um tratamento mais simples que consiste em oxidar a parte externa do aço (Fe2O3), deixando assim a superfície mais dura.
Não exige nenhum preparo após o anzol sair da produção.
Esse tratamento não protege o anzol de corrosão, por isso dura bem pouco.

Esse é um modelo da Mustad (1668 n°15/0), oxidado, para pesca de tubarão no sistema pesque e solte, onde o cara corta a linha antes do bicho entrar no barco, assim o peixe sai c/ o anzol na boca e ele se dissolve rapidamente.

A Gamakatsu tb faz uns modelos de anzóis oxidados porém são pouco conhecidos aqui no Brasil.
Estanhagem e cadmiação: são tratamentos que visam diminuir o processo corrosivo da água salgada, normalmente são usados em anzóis para pesca profissional oceânica (long liners), esse processo além de caro exige que os anzóis recebam uma decapagem superficial com ácido, para que num processo eletrolítico o estanho ou cádmio se agregue à superfície do metal (aço).
Devido a decapagem, os anzóis pequenos com afiação química (os que normalmente usamos) perdem a ponta devido a corrosão do ácido. São largamente empregados na pesca profissional, já que são muito mais resistentes a tração que os inox.
Na foto se vê uma garatéia VMC Canelle 9626PS 5/0 estanhada, um Eagle Claw Circle 9/0 p/ long line estanhado e um Mustad 34007 7/0 inox.
Coloração química: processo desenvolvido com mera função de atrair mais os peixes ou esconder o anzol na isca, não altera em nada as propriedades dos anzóis mas sai bem rápido, principalmente no mar com a corrosão da água e o atrito da areia.

Esse Gamakatsu Maruseigo rosa diziam que era para o peixe não ver quando se pesca com camarão, será verdade????
Douração: acho tb que é uma forma de deixar o anzol mais atrativo, já que sai fácil no mar e não protege de nada o anzol da corrosão.
Niquelação: é o processo mais usado na produção de anzóis, são todos os prateados que conhecemos, td é um processo eletrolítico porém o níquel se prende mais facilmente à superfície do aço que o estanho e cádmio, então eles não sofrem uma prévia decapagem, mantendo assim sua ponta original.
De uns tempos para cá surgiram os "Black Nickel" que é uma niquelação mais durável tanto em relação à corrosão da água do mar quanto ao desgaste da areia, sem dúvida a melhor opção atualmente.
Materia por : Hiroshi Fujii
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails