segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pescaria Guaruja - 28/05/2011

Relato : Sun

No sábado o tempo estava ruim com chuva fraca e muito frio, mas rendeu muitos peixes, embora todos miudinhos e com muita variedade.

Pampinhos:
 Castanha:
 Peixe-rei:
 Pampinho ao lado de sernambiquas-babies. lembro que há algum tempo havia uma discussão sobre estas duas espécies. Vendo de lado a lado, nota-se um diferença entre as duas: sernambiquara é mais arrendodando:

 Pampo:
 Sernambiquara:
 Peixes que trouxemos para o caseiro:

Apesar de ser chamado tambem de siri, este animal é de fato um caranguejo tipicamente praiano. Vive em tocas cavadas perto da vegetação da praia. Quando muito importunado com uma vareta, sai correndo desesperado. A noite, é facilmente visto movimentando-se em busca de alimento ou comendo animais mortos.
Subclasse: Malacostraca

Ordem: Decapoda

Família: Majiidae

Nome em inglês: spider crab
(Siri-da-areia, caranguejo-da-areia, caranguejo-espinhoso)
Libinia sp
 
Domingo, não deu para pescar. Um dia com sol, mas mar com muita onda e correnteza. Veja como estava a praia. Ondas quase invadindo o calçadão:
 
Relato : Paizão
Minha visão do encontro em Guarujá.

Estava previsto para um final de semana com chuva e mar agitado, mas mesmo assim fomos eu e Dulce, Sun e família e o Fabrício para um encontro na cidade de Guarujá, onde Fabrício tem um apartamento.
No sábado, bem cedo postei no PDP uma mensagem “Estou saindo para Guarujá” e o caminho que escolhi foi o mais longo, que é a Rio-Santos , pois já fazia um bom tempo que não percorria este trecho de rodovia, e é fantástico as praias que encontramos pelo caminho. Pena que não fotografei. Tive oportunidade de pescar em duas destas praias, Boissucanga e Maresias, e merece que eu faça um roteiro com bastantes fotos para mostrar as belezas do Litoral Norte-SP.

Devido o caminho escolhido por mim cheguei atrasado ao local combinado, e o pessoal já estava com mais ou menos umas 3 horas de pescaria. Com um detalhe, com nenhum peixe fisgado.

Uma imagem de Guarujá
 Estavam usando um camarão fresco, o camarão branco, que é muito bem aceito como isca, comprado bem fresco na peixaria em frente onde pescavam.
Eu levei um pouco de camarão sete barbas congelados e começamos a usá-lo. E advinham quem pegou o primeiro peixe ? Acertou quem pensou na Dulce, mas logo começaram todos a pegar pequenas betaras e pequenos pampos.
Pegamos bastantes peixes mas nenhum de porte significativo. A exceção foi a Dulce que pegou duas sernambiquaras ainda jovens, e a esposa do Sun pegou um mamarei. Portanto, pela diferenças de espécie pegas, mais uma vez as mulheres mostram seu poder sobre nós, pobres e indefesos pescadores.

No sábado foi feito um churrasco, e entre churrasco e geladas (a minha sempre sem álcool), o papo rolou gostoso. Fomos dormir bem tarde para domingo sair para a segunda etapa do encontro.

A idéia do Fabrício, que conhece bem a região, era pescar na praia de Pernambuco, mas a ressaca impediu. Na praia Enseada estava ainda pior.
Voltamos para o Perequê, preparamos o material e começamos a pescar. Mas foi muito ruim, com as ondas indo até em cima lavando tudo, tirando o descanso de vara da areia, jogando balde e chinelos todos para o mar.
Somente o Sun pegou um parati barbudo pequeno, e nós saímos sapateiro.
 Então voltamos para a praia Enseada comer alguma coisa, observando o mar ressacado, quando tive a felicidade de receber um telefonema do Samendoara, que eu conheço apenas virtualmente, mas que faço questão de um dia conhecê-lo na real.
 Depois voltamos para casa se preparar para o retorno.
Voltamos eu e a Dulce cansados mas muitos felizes por este encontro.
Sun e esposa dona Rita, e filhos Vinícius e Thiago, e mais o rei Fabrício, muito obrigado por este feliz final de semana que nós passamos juntos.
Tirei poucas fotos, mas creio que o Sun postará outras.

Para terem uma idéia de como estava o mar no domingo, fiz um pequeno vídeo:
 
Foi muito bom este encontro. Obrigado amigos. 
Venha pescar conosco acesse :

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails