quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como fazer um tatuí artificial de isopor

Olá amigos pescadores!
Um passo a passo de um tutorial ensinando a fazer “Tatuí artificial”, muito eficiente para pesca de pampos e outras espécies, na pescaria de praia.
Esta técnica que utilizei foi com recursos que tenho aqui em casa, mas fica ai a idéia, e cada um pode adaptar outras ferramentas para confeccioná-lo.
Lista de materiais:
01 - Estilete
02 - Pincel
03 - Lixa para acabamento nº 220.
04 - Tinta para tecido na cor laranja.
05 - Cola quente.
06 - Um esmeril “opcional”.
07 - Isopor, de preferência aqueles que usa em redes, pois são mais duros.
08 - Anzóis, eu uso da mustad 01 saltwarter.

Com o estilete ou uma faca bem afiada, cote o isopor para a modelagem, uma bóia destas que usam em rede de arrasto da para fazer 4 tatuís. Com o estilete comece a modelar o isopor ate o formato do tatuí.
Uma outra idéia é usar aquela bóias para varas de bambu, é só cortar no meio e modelar.



Com a lixa ou o esmeril comece o acabamento, deixe o isopor bem liso, ate mais ou menos o formato de um ovo pela metade.




Faça um corte na parte lisa do isopor, para colocar o anzol.


Passe a cola quente primeiro no corte, e depois coloque o anzol. Pode-se usar araldite para colar o anzol. Com o estilete retire o excesso de cola.




Agora vamos pintar o tatuí.
Pinte na parte do anzol metade de cor alaranjado, deixando uma parte branca.

Na parte da casca do tatuí pinte umas bolinhas, o tatuí fica parecendo com uma joaninha, hehehe.




Pronto, facil não?! Estou usando a cor laranja pois com esta cor deu certo, mas fica de cada um usarem a criatividade e fazer com outras cores. Este tatuí não fui eu que inventei, a idéia é de um cara do Rio de Janeiro que fabrica os tatuís. Quero agradecer a o amigo Adriano, que me apresentou esta dica. Estou a compartilhar com todos pescadores.
Abraços.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como eu irei arruma peso pra tacar ela?

Anônimo disse...

Ola! Boa tentativa porem isto mais se parece com uma joaninha do que com um tatui ... Bom mas valeu a tentativa ...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails